fbpx

Dicas para evitar de ter sua bagagem extraviada

Bagagem extraviada? Mala perdida? O que fazer? Você chegou e seus pertences ainda não? Perderam suas roupas, compras, presentes e a companhia aérea não sabe dizer o que está acontecendo?

Isso é mais comum do que se imagina. O número de itens extraviados representa 1% de toda a bagagem que circula anualmente, o que significa que cerca de 2 passageiros por voo passarão por esse transtorno.

Dos mais de 20 milhões de itens que as companhias aéreas do mundo todo perdem por ano:

  • 52% são extraviados durante a transferência de aeronaves (conexões);
  • 16% não chegam nem mesmo a ser transportados até um avião;
  • 13% são perdidos por causa de um erro na emissão do bilhete;
  • 7% são perdidos por causa de um erro durante a carga ou descarga de bagagens no avião;
  • 6% estão presos na alfândega ou com problemas de peso;
  • 3% são perdidos devido a problemas de manipulação de bagagens no aeroporto de destino;
  • 3% são extraviados por causa de um erro de identificação;

Para ajudá-lo a evitar esse problema, preparei uma lista com algumas dicas valiosas para você:

Ao fazer as malas

Coloque seus dados de contato e o seu itinerário dentro de sua bagagem, dessa forma você ainda poderá ser localizado mesmo se as etiquetas externas forem retiradas ou perdidas.

Identifique sua bagagem

Identifique todos os itens com etiquetas de bagagem claras e resistentes. Não esqueça de informar seus números de telefone, tanto o de sua residência quanto o do destino, se possível. No lugar do endereço residencial, alguns viajantes preferem informar um endereço comercial. Lembre-se de manter todos os dados sempre atualizados.

Use etiquetas para identificar sua bagagem

Diferencie suas malas

Algo discreto, não precisa exagerar, mas uma fita, adesivos ou etiquetas de bagagem coloridas reduzem o risco de sua bagagem ser retirada por engano por um outro passageiro. Além de facilitar a sua vida na hora de identificar os seus pertences na esteira rolante do aeroporto.

Cadeados e cintas

Cadeados e cintas para malas de viagem são úteis para evitar que sua mala se abra sozinha ou por engano, além de ser um obstáculo a mais para eventuais furtos, mas lembre-se que alguns destinos, como os Estados Unidos, possuem especificações sobre os tipos de trancas e fechaduras que podem ser usadas.

Ao fazer o check-in

Retire todas as etiquetas de outras companhas aéreas e de antigas viagens. Preste atenção durante o procedimento de check-in para ver se todas as malas foram identificadas corretamente.

Importante: mantenha os comprovantes das malas despachadas, normalmente são adesivos colados no seu bilhete de embarque. No caso de extravio de bagagem esses comprovantes serão muito úteis para ajudar a localização e recuperação dos seus pertences.

Além disso, tente chegar ao aeroporto com bastante tempo de antecedência. Um check-in feito muito próximo da hora do embarque aumenta o risco de extravio de bagagem consideravelmente.

Conexões

Tente evitar as conexões com pouco tempo entre os voos, quanto mais tempo de antecedência, menor o risco de sua bagagem embarcar para outro lugar. Não se esqueça de perguntar no check-in se a sua bagagem será despachada até o destino final ou se você vai precisar recolher a sua bagagem e fazer outro check-in no aeroporto em que você fará a conexão.

Bagagem de mão

Para viagens curtas, considere viajar apenas com a bagagem de mão. Para viagens mais longas, coloque objetos de valor e algumas peças de roupa essenciais em sua bagagem de mão para algum imprevisto, nunca se sabe. Isso pode fazer uma grande diferença enquanto você estiver esperando as suas malas chegarem.

Depois destas dicas, confira também o nosso artigo 10 razões para comprar um seguro viagem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
  • Envie um Comentário: (se o campo não aparecer, espere um pouquinho hehehe... malditos scripts do Facebook que deixam meu site mais pesado)